Formas de pagamento
Descrição do produto
INFORMAÇÕES GERAIS
A Rosuvastatina Cálcica 20mg é um medicamento que auxilia no controle dos níveis de colesterol no sangue. Esse medicamento é apresentado em uma embalagem com 30 comprimidos revestidos, e cada comprimido contém 20mg de rosuvastatina cálcica como princípio ativo.
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido revestido de Rosuvastatina cálcica 20mg contém:
Rosuvastatina cálcica 20,8 mg*
Excipientes** q.s.p 1 comprimido
*Cada 20,8 mg de rosuvastatina cálcica equivalem à 20mg de rosuvastatina. **Excipientes: celulose microcristalina, crospovidona, estearato de magnésio, lactose monoidratada, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco, óxido de ferro vermelho e óxido de ferro amarelo.
INDICAÇÃO
A Rosuvastatina é indicada principalmente para o tratamento de distúrbios relacionados ao colesterol elevado. É prescrita para pacientes com hipercolesterolemia primária, incluindo aqueles com hipercolesterolemia familiar heterozigótica. Também é usado no tratamento de dislipidemia mista e hipertrigliceridemia isolada, bem como na prevenção e tratamento da aterosclerose.
COMO USAR
Em situações que requerem um tratamento mais agressivo, a dose pode ser de 20mg, uma vez ao dia. O medicamento deve ser ingerido inteiro, com água, podendo ser tomado com ou sem alimentos. É importante seguir as orientações do médico e tomar a medicação no mesmo horário todos os dias.
CONTRAINDICAÇÃO
Rosuvastatina não deve ser usada por pacientes com alergia a qualquer componente da fórmula. Além disso, seu uso deve ser evitado em pacientes com doença hepática, histórico de miopatia, uso regular de grandes quantidades de álcool, entre outras. Também deve ser usada com cautela em combinação com alguns medicamentos específicos, como ciclosporina e inibidores de protease.
EFEITO COLATERAL
Os efeitos mais comuns incluem dor de cabeça, dores musculares (mialgia), fraqueza (astenia), prisão de ventre, vertigem, náusea e dor abdominal. Outros efeitos menos frequentes são a coceira (prurido), erupções na pele (exantema) e reações alérgicas na pele (urticária). Em casos raros, podem ocorrer problemas mais sérios, como miopatia, rabdomiólise, pancreatite e aumento das enzimas hepáticas no sangue. Além disso, a Rosuvastatina pode causar alterações nos níveis de glicose e hemoglobina glicada, o que pode aumentar o risco de desenvolver diabetes em alguns pacientes.