O medicamento para colesterol é prescrito quando o sistema cardiovascular corre o risco de entrar em colapso. Um dos maiores malefícios são as veias entupidas, porque compromete a circulação sanguínea do corpo como um todo!
A obstrução dos vasos sanguíneos é decorrente dos altos níveis de colesterol ruim no sangue, alimentação rica em gorduras, diabetes, tabagismo, obesidade, pressão alta ou idade avançada. Veja, a seguir, os principais e melhores remédio para colesterol e triglicerídeos.
Os remédios para colesterol ganharam espaço nos assuntos de saúde, uma vez que, há algumas décadas a população tem uma dieta rica em gorduras e não pratica atividades físicas regularmente.
Em níveis normais, o próprio organismo combate o aparecimento de doenças cardiovasculares, em adolescentes e pessoas de meia idade isso é mais forte. Porém, ao envelhecer os sintomas ficam proeminentes.
Há casos de jovens que precisam tomar remédios para colesterol, aqui, na maioria das vezes, é porque há histórico familiar envolvido e os hábitos comprometem a saúde. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Veja, abaixo, algumas perguntas frequentes.
O colesterol é o precursor da vitamina D, dos ácidos graxos e dos hormônios esteroides, além de participar da ativação de enzimas e constituir membranas. Já o triglicerídeos é uma fonte energética.
Os medicamentos são responsáveis por diminuir o nível de LDL, VLDL e triglicerídeos da corrente sanguínea. Podem também atuar no estímulo da produção de colesterol bom (HDL), dessa forma o corpo tem recursos para combater o excesso de colesterol ruim do sangue.
A falta de controle dos colesteróis desencadeia doenças cardiovasculares porque as moléculas de gordura grudam nas paredes e dificultam a circulação. Os maiores exemplos de doenças por colesterol alto são pressão alta, derrame e infarto. Mas, também, acarreta trombose.
As estatinas, classificação das substâncias do medicamento, atuam efetivamente em organismos que já passaram por eventos de risco (infarto, AVC ou insuficiência cardíaca) ou que possuem uma série de fatores que comprometem o sistema cardiovascular, como tabagismo, hipertensão, diabetes e obesidade.
Não. A venda de remédios para colesterol acontece apenas sob prescrição médica.
Os efeitos colaterais acontecem enquanto o corpo se adapta ao medicamento, costumeiramente, acontece na primeira semana de uso. Porém, eles também acontecem em trocas de dosagem e mudança de medicamento (um forte para fraco, por exemplo). Veja, a seguir, quais são os principais efeitos relatados para o medicamento Atorvastatina, por exemplo:
• Diarreia;
• Constipação;
• Sintomas de gripe/resfriado;
• Gases;
• Dor de garganta;
• Dor nas costas, extremidades e articulações;
• Sangramento nasal;
• Dor de cabeça.
Nunca pratique a automedicação. Sempre consulte um médico. Faça exames periódicos para acompanhar as oscilações dos colesteróis, bom e ruim. Ao primeiro sinal de alerta, o médico responsável prontamente agirá.
Os medicamentos para colesterol deste departamento são fabricados por laboratórios confiáveis. Não tenha dúvidas que eles contribuirão para sua saúde.